sábado, 18 de setembro de 2010

Organização: praticando o desapego

Neste sábado de manhã acordei cedo e aproveitei para assistir a um dos programas que eu mais gosto no Discovery Home and Health, o canal mais mulherzinha que eu conheço. O programa é o Chega de Bagunça (Esse é o site em inglês) - uma espécie de reality que ajuda um casal bagunçado a pôr ordem numa casa totalmente zoneada, mexendo um pouco na decoração e também trabalhando com a questão do apego que as pessoas têm com coisas velhas que se acumulam com os anos.


Acho que o meu apreço pelo programa vem por causa de traumas da infância no quesito organização. A casa dos meus pais nunca foi um exemplo de lar "clean" porque eu, meu pai e minha mãe sempre guardamos muita coisa. Acho que afetou muito o fato de que a gente nunca se mudou. Morei no mesmo apartamento dos 2 aos 26 anos então nunca precisei faze aquela faxina geral pra separar o que guardar e o que jogar fora

Além de tudo, minha mãe tem um sério problema em se livrar de tralhas: ela guarda muita coisa antiga, de roupas a livros. Tanto que se eu quiser reviver a moda dos anos 70 e 80 é só fuçar no armário dela, porque as peças da estação ainda estão por lá. O meu quarto no apartamento dos meus pais, por exemplo, está abarrotado de coisas, mal dá pra entrar, hahahah. Eu dou risada agora que não moro mais lá, mas conviver com pessoas que guardam muitas coisas realmente é difícil.

Estou louca pra mudar para o apartamento novo porque lá eu vou ter um espaço que eu nunca tive. Vai sobrar quarto pra guardar tralhas velhas e eu vou ter que me policiar muito para não acumular coisas inúteis. Pra ser organizada, realmente é preciso praticar o desapego.  Vou ter que lembrar muito esse mantra daqui pra frente.

De vez em quando eu faço uma faxinazinha nos meus armários e separo as roupas para doação. Mas ainda acho que podia fazer mais. Tem tanta roupa que a gente cansa. Ou então, roupas que a gente achava o máximo e com o passar do tempo percebe que elas nem ficavam tão bem assim em você. Algumas delas eu separo para deixar na casa dos sogros no interior, outras precisam mesmo ser doadas, pra ajudar outras pessoas e também eu mesma a manter um armário mais saudável e menos abarrotado.


Voltando ao começo. Para quem tiver esse tipo de problema de organização, recomendo o Chega de Bagunça. Passa aos sábados Às 11 da manhã no Home and Health. O site do canal também tem dicas ótimas e uma seção só com dicas de organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...